Classificação Brasileira de Ocupação

A Classificação Brasileira de Ocupação – CBO é o documento normalizador de reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.

Classificação Enumerativa: codifica empregos e outras situações de trabalho para fins estatísticos de registros administrativos , censo populacional e outras pesquisas domiciliares. Inclui códigos e títulos ocupacionais e a descrição sumária. Ela também é conhecida pelos nomes de nomenclatura ocupacional e estrutura ocupacional.

Classificação descritiva: inventaria detalhadamente as atividades realizadas no trabalho, os requisitos de formação e experiência profissionais e as condições de trabalho.

A Classificação Brasileira de Ocupação é composta de códigos de Famílias, que agregam categorias profissionais, e códigos de Ocupação que detalham as diversas ramificações de atividades das Famílias.
A tabela de CBO é gerada a partir da tabela de CBOs utilizada pelo SUS -sistema SIGTAP, e tem atualização mensal por carga do sistema SIGTAP.

Mais informações:

Pesquisando Classificação Brasileira de Ocupação

Editando Classificação Brasileira de Ocupação